Em um relacionamento é importante a presença de confiança de ambas as partes para se manter um equilíbrio de paz e felicidade, mas quando esse elo é rompido e as desconfianças ou traições aparecem, o relacionamento estável vai por água a abaixo.
Devemos lembrar que a traição é comum não apenas em relacionamentos afetivos de cunho sexual mas também pode ocorrer em relações entre amigos, vizinhos, familiares, etc.
A traição é algo que pode levar um casal a se separar, é algo que pode fazer amigos de infância nunca mais olharem na cara um do outro ou até mesmo fazer com que familiares próximos passem a evitar um aos outros.
É algo que esta recorrentemente aparecendo em mídias sociais, afinal, vez ou outra vemos um caso de traição de algum famoso que traiu seu cônjuge e foi pego no fraga.
Estudos já comprovaram que um traidor pode realizar o ato da traição uma segunda vez quando a primeira traição foi bem sucedida e não levantou suspeitas sobre seu ato, isso pode se tornar até mesmo uma compulsão difícil de se livrar.
O que pode levar alguém a trair?
Psicologicamente a traição em casais pode ocorrer por diversos motivos. Um desses motivos, obviamente, é o prazer.
Mas muitas vezes pode estar relacionado a questões não associadas ao sexo, mas sim a estímulos externos, como o ato de se sentir amado ou até na falsa sensação de aparentar mais jovem e aventureiro.
Já a traição entre amigos pode ocorrer por ciúmes ou a aparição de um novo amigo no grupo, onde o indivíduo pode se livrar da antiga amizade para se aproximar exclusivamente ao novo integrante que lhe agrada mais.
A traição é algo tratado com naturalidade atualmente, as pessoas que são traídas são vistas como chacota e muitas vezes tendem a perdoas seus cônjuges apenas para não ter que passar por tal humilhação pela sociedade.
Esse problema tão pouco discutido pode vir a se tornar um verdadeiro vício assim como o alcoolismo ou até mesmo pode ser comparado com a compulsão alimentar, onde o indivíduo sabe que é errado, mas não consegue se livrar do mal hábito.
Pode ser difícil, mas totalmente fácil de ser controlado, basta o indivíduo identificar o problema e se atentar de que esse hábito é errado e buscar mudar antes que ocorra mais estragos.
É possível identificar um traidor?
Os psicólogos acreditam que quem traí não apresenta um perfil único mas sim que pode apresentar alguns sinais comuns para pessoas que passam por essas experiências.
As pessoas não tendem a ser iguais ou terem os mesmo comportamentos, mas instintivamente pode ter reações parecidas quando algo como uma traição ocorre. Veremos a seguir alguns desses sinais.
Mentiras como muita frequência
Como as traições é algo que não é consentida por ambas as partes, há a necessidade de mentir com muita frequência para que o traidor não seja descoberto, então as mentiras se tornam um hábito mais recorrente que o normal.
A necessidade de enganar se torna parte de seu dia a dia, pessoas que estão nesses meios podem criar mentiras com sias de antecedência e preparam planos enganosos para caso um imprevisto ocorra e o risco de ser pego nunca ocorra.
Essas pessoas podem chegar a um ponto tão avançado nas mentiras que passam a ser extremamente convincentes com suas mentiras super elaboradas e manipulação dos fatos, podendo atuar como vítima quando ocorre suspeitas e acusações.
Uma forma de descobrir um mentiroso é sempre se atentar a agenda dele, busque estar atento aos locais onde ele vai estar frequentando em determinados dias, como nas suas folgas ou após o trabalho ou faculdade pode insinuar uma possível traição.
Os traidores podem apresentar tiques nervosos quando estão mentindo como, por exemplo, o ato de tremer o pé, desviar o olhar, gaguejar, evitar determinados assuntos ou mudar o assunto muito abruptamente ou até mesmo transpirar.
Não aceitam a idade que tem
Como já mencionei anteriormente, muitos casos de traição pode ocorrer devido ao indivíduo não aceitar sua idade, onde buscar meios de se sentir mais jovem e revigorado.
Isso os leva a realizar atos, unicamente para lhe proporcionar uma falsa sensação jovial que é estimulada pelo cérebro. O traidor busca por companhias muito mais jovens que si e passa a mudar sua aparência para manter esse estilo de vida.
Eles creem que ainda possuem a mesma energia de quando ainda estavam no auge da sua juventude e os leva a realizar as famosas aventuras extra conjugais, essa ação egoísta o faz provar na sua cabeça que sua idade não condiz com seus desejos.
Necessidade de correr risco
Esse sinal esta ligado ao sinal mencionado acima, onde o indivíduo, que muitas vezes possuí a idade mais avançada, tem a necessidade ou desejos de passar por riscos e estimular uma adrenalina para obter uma prazer momentâneo.
Normalmente essas pessoas são as que mais sabem que estão erradas e que suas ações não são adequadas, mas infelizmente, isso é o que as leva a cometer mais erros como a traição pois é justamente isso que as lhe proporciona felicidade.
Porém, ironicamente essas pessoas são as que são mais fáceis de serem encontradas, pois como gostam da sensação de correr riscos, elas são as que mais deixam brechas para um possível flagra.
Buscam se sentir desejados
Esse tipo de traidor é um dos mais fáceis de identificar, normalmente são as pessoas muito vaidosas, que tende a ser muito provocativos e sensuais.
Toda essa extravagância tem um motivo, e esse e a necessidade de se sentir desejado e cobiçado, essas pessoas sente um enorme desejo de saber que há pessoas que busca a ter para si.
Isso normalmente é tratado como um fetichismo que pode ser tratado com ajuda psicológica, mas essas pessoas não gostam de tratar esse problema pois é tentador e excitante demais para elas.
Seu ego é muito grande e sua luxúria é tão grande quanto seu desejo de se sentir bonito, o indivíduo pode se sentir em um jogo onde o ganhará quando conquistar o máximo de pessoas possíveis.