Votos post

A traição é uma das piores coisas que podem acontecer em nossas vidas. Como seres humanos, necessitamos de relações sociais, desde relacionamentos amigáveis até os amorosos.  Como confrontar alguém que te traiu? Veja a seguir.

As pessoas geralmente baseiam seus relacionamentos nos princípios de fidelidade, respeito, confiança e consideração, exceto as que possuem tendências de comportamento traidoras.  

Quando nos relacionamos com alguém, queremos algo em troca. E para ter o retorno dessa relação, também precisamos investir o que for preciso para que nossos objetivos sejam alcançados. 

Não estamos falando de relacionamentos interesseiros: estes são relações passageiras, sem firmeza e logo acabam. Tornam-se mais propícios à traição, já que estão pautados apenas em ambições egoístas. 

Quando se fala que quando nos relacionamos estamos buscando algo em troca, geralmente, podemos imaginar, por exemplo, num relacionamento de amizade! 

Você tem um amigo que gosta bastante. Por causa disto, você passa a depositar sua confiança nessa pessoa. Em troca disso, você espera que ele seja leal e esteja com você em diversas situações. Você dar algo e espera outra coisa em troca! 

No relacionamento amoroso, você oferece amor e carinho ao seu companheiro (a). E espera receber em troca, também, afeto! Se os dois estão em um propósito sério, ambos estarão se firmando em princípios de confiança, respeito e fidelidade. 

Mas, diante desses exemplos, quando esses “pactos” são quebrados por alguém, o que fazer? Como se portar diante de uma situação de traição? 

O que é traição? 

De uma forma genérica, podemos definir a traição como a quebra de um acordo ou aliança feita entre duas pessoas. Usando o exemplo de um namoro ou casamento, por exemplo, uma pessoa trai a outra quando ela descumpre o acordo feito entre os dois. 

Essa quebra de fidelidade traz consequências terríveis, como sentimentos de angústia e baixa estima pela pessoa traída, medo, insegurança e até mesmo a destruição dos relacionamentos. Como confrontar alguém que te traiu?

Um cônjuge traído se sentirá amargurado pela traição do seu companheiro (a), que quebrou a sua confiança, faltando com fidelidade e consideração a outra pessoa.  

Um amigo que dedura o outro e espalha os segredos confiados a ele está traindo a outra pessoa, quebrando um pacto de amizade e agindo sem fidelidade ao seu aliado. 

A traição provoca um sentimento de dor profundo naqueles que são traídos. Na pessoa que trai, dependendo de como ela se comporta e se importa com o assunto, pode provocar o sentimento de culpa e arrependimento — ou não.  

Como confrontar alguém que te traiu

Como lidar com alguém que te traiu 

Como já citado, o sentimento de ser traído causa uma dor profunda. E as consequências de uma traição são devassadoras. Não é com palavras mágicas que o sentimento ruim de sofrer uma traição passa. Como confrontar alguém que te traiu?

Porém, alguns conselhos para lidar com a traição e com a pessoa que te traiu podem ser tomados, caso você queira viver uma vida melhor. 

Liberando perdão 

Primeiramente, você precisa estar disposto a enfrentar uma luta para liberar perdão à pessoa que te traiu. Sim, é chato ouvir isso e é muito clichê, mas pense o seguinte: você ficará bem liberando perdão! 

Por quê? Quando guardamos mágoas e rancores no nosso coração, tornamos nossas vidas amarguradas. Nosso semblante muda, fica caído. O mundo parece mais sombrio e irritante aos nossos olhos. 

Você carregará um fardo de raiva e sentimentos de vingança enquanto não conseguir liberar perdão. Não é fácil, mas, como falado, é uma luta que você precisa batalhar para se tornar melhor!  

Liberar perdão não é um sentimento, mas uma escolha. Escolha perdoar e gradualmente, vá tirando da sua mente o que é ruim. Você não é um depósito de sentimentos negativos! 

Superando a traição 

Segundo, analise o comportamento de uma grande parte das pessoas traídas: elas não superam o que aconteceu. Estas pessoas vivem remoendo o ato de ser traído e trazendo a memória pensamentos ruins. 

Além disso, algumas destas pessoas passam a se sentir menores, com baixa estima, pois foram traídas. Se você se encaixa nesse caso, supere. Deixe para trás as coisas que ficam e avance para um futuro melhor, reconstruindo o que está quebrado.  

Não foi você que errou ao ser traído. A pessoa que te traiu que revelou seu mau-caráter. Ela quebrou a sua confiança! Não fique sentindo pena de si mesmo! Levante-se, você tem uma vida inteira pela frente. 

Esteja certo que a pessoa que te traiu não é a única e tampouco a última do mundo. Reconheça o seu valor e não baixe a sua cabeça. 

Como confrontar alguém que te traiu

Não mude o seu comportamento devido a quem te traiu 

Você pode querer se afastar da pessoa que te traiu, tudo bem. Isso até te ajudará a recompor a sua saúde emocional, abalada por uma traição. 

Mas, nunca mude o seu modo de agir e caráter devido a uma traição. Não é porque você foi traído que você precisa também começar a agir sem decência e trair outras pessoas. 

Não pague na mesma moeda. Mostre a diferença! Tome como exemplo Jesus Cristo, o Filho de Deus. Sendo Deus e homem em simultâneo, ele foi traído por um de seus discípulos, chamado Judas Iscariotes.  

Judas tinha um comportamento egoísta, que só prezava satisfazer os próprios interesses. Ele também era ambicioso e avarento. Por amor ao dinheiro, aquele discípulo disfarçado de amigo de Jesus, o entregou para os líderes da época. 

Na noite da traição de Jesus, Judas chegou e beijou o rosto do Cristo, como sinal de que aquele homem era o que devia ser preso. Como Jesus reagiu a isso? Chamando a Judas de “amigo”! Incrível, né? 

Por que o Cristo fez isso? Porque ele não mudou a sua essência devido à traição! Nem mesmo aquela dor terrível que ele sentia enquanto humano o fez agir da mesma forma. Ele não traiu Judas, nem mesmo revidou àquela grave infidelidade. 

O mau-caráter era Judas. Jesus tinha uma identidade. Da mesma forma, você, religioso ou não, pode tomar como exemplo Jesus Cristo, que não mudou sua forma de agir, nem baixou a cabeça quando foi traído. Ele triunfou. Você também pode!